365 formas de fazer uma colher

Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente.

Roger von Oech

Ao pensarmos em inovação, nossa tendência é achar que o caminho natural é centrar esforços na criação de algo completamente novo. Mas, a inovação também pode ser repensar algo já existente. É um caminho que também exige criatividade e principalmente muita dedicação e perseverança.

Prova disso é o designer industrial Stian Korntved Ruud, que vive em Oslo (Noruega). Ele decidiu desafiar a si mesmo e para isso criou o Projeto “Daily Spoon” (colher diária, em tradução livre), que consistiu em passar um ano inteiro projetando e fazendo colheres. Sim, colheres!

colheres_-00

Segundo Ruud, ao repetir a produção de uma colher todos os dias durante um período mais longo de tempo (365 dias), o objetivo passou a ser desafiar e explorar as qualidades estéticas e funcionais de uma colher.

colheres_-01 colheres_-19 colheres_-32

Eu faço todas as colheres de forma tradicional, apenas com ferramentas manuais. O objetivo disto é de cooperar ativamente com o material, neste caso madeira.

Stian Korntved Ruud

colheres_-15 colheres_-16 colheres_-17 colheres_-18

Em uma produção industrial moderna as máquinas substituem as estruturas da madeira e o seu padrão de crescimento natural. Ao usar ferramentas manuais minha mão colabora com a estrutura da madeira durante o processo de produção. Isto confere a todas as colheres qualidades únicas.

Stian Korntved Ruud

colheres_-03 colheres_-04 colheres_-06 colheres_-13

Você pode ver a diversidade espantosa de colheres que Ruud produziu em seu Instagram. Abaixo você confere na galeria mais alguns modelos: