Você que tem um corpo totalmente funcional, já parou para pensar que ser privado de um dos sentidos é reduzir em 1/5 sua possibilidade de interação com o mundo?
E quando a deficiência trata-se da visão a situação é mais triste ainda, pois no dia-a-dia ela é o sentido mais exigido. Faça um teste: vende os olhos e fique um dia inteiro assim, tentando fazer as coisas que você faz normalmente. Consegue?
Por isso, é muito legal ver que a tecnologia vem avançando e tem gente que se preocupa em utiliza-la para beneficiar pessoas com deficiência visual.
Um estúdio de impressão espanhol chamado Estudios Durero, desenvolveu um processo de impressão para criar versões em 3D de pinturas famosas para que as pessoas cegas possam ter a experiência de conhecer obras de grandes pintores. A técnica é chamada Didú e essencialmente transforma imagens de alta resolução em esculturas.
Visitantes deficientes visuais são convidados para tocar obras de arte na exposição no Museu do Prado, em Madrid. Abaixo você confere algumas fotos do projeto e um vídeo.